Cinema: Cia Bueiro Aberto lança série “O sentido da morte”

Coletivo guarulhense de cinema independente difunde trabalho em seu canal no YouTube

Na próxima sexta-feira, dia 24, a Companhia Bueiro Aberto lança “O sentido da morte”, série criada exclusivamente para o canal do coletivo no YouTube. A série conta com episódios curtos, que abordam a espetacularização da violência no contexto das redes sociais.

Nesses tempos de quarentena, nos quais muitos serviços de streaming estão sendo liberados gratuitamente, o coletivo vem atuando intensamente. Toda semana, é lançado no canal da Companhia Bueiro Aberto uma nova produção e o público tem acesso gratuito a uma diversidade de gêneros: documentários, ficções, humor, suspense, vídeo – poema.

O grupo existe há seis anos e já realizou 43 obras na cidade de Guarulhos, dentre as quais filmes, séries, clipes e vídeos experimentais. Segundo Daniel Neves, um dos criadores, “essa série traz uma temática bem comum em nossas produções, os dilemas da relação entre o ser humano e a internet, como é o caso da série “Netfake”, explica Daniel, enfatizando a preferência de algumas pessoas que “gostam tanto de ver como de filmar a violência, o que acaba retroalimentando uma cultura perversa”.

O personagem principal, Francisco, interpretado pelo próprio Daniel, vive num universo solitário, onde o celular é sua única companhia. Bombardeado pela mídia e por vídeos de violência compartilhados pelo Wathsapp, ele entra em desespero quando começa a ser perseguido por Cícero, interpretado por Diogo Fonseca, um psicopata que mata e filma as vítimas para compartilhar nas redes sociais.

Além da Série, a Companhia Bueiro Aberto lançará outras produções inéditas na próximas semanas, como é o caso de um documentário sobre o coletivo Fotógrafas Guarulhenses, dirigido por Janaina Reis, e que fala sobre a exposição com fotografias feitas por mulheres. Janaina, além de cineasta, é fotógrafa e participou da exposição. Suas fotos foram censuradas pelo prefeito da cidade, o que gerou grande polêmica na época.

Para acessar o canal da Companhia Bueiro Aberto no YouTube, acesse:

https://www.youtube.com/channel/UC7L448UpthdA4x08GJ7tgdw

Para mais informações sobre o coletivo, acesse:  https://www.facebook.com/companhiabueiroaberto/