Workshops gratuitos de música são destaque em evento em comemoração ao Dia Internacional do Rock em Guarulhos

Você, músico e entusiasta de instrumentos como guitarra e bateria, e que deseja saber mais sobre o preparo de sua banda para a gravação de um trabalho em estúdio, não pode deixar de aproveitar essa oportunidade. Nos dias 13 e 14 de julho, a Associação Cultural Rock Guarulhos oferece workshops gratuitos de bateria, guitarra e produção musical com músicos profissionais, que têm larga trajetória na cena rock em Guarulhos. Os workshops acontecem no Adamastor Centro e integram a intensa programação de atividades do Guarulhos Cidade Rock, evento em comemoração ao Dia Internacional do Rock, celebrado oficialmente no dia 13 de julho. Os workshops têm vagas limitadas e tem classificação livre.

Na sexta-feira, dia 13, das 19h às 20h, acontece workshop de bateria com Andy Souza, baterista da banda Gestos Grosseiros. Na sequência, das 20h às 21h, é possível conferir o workshop de produção musical com Marcio Menechini, produtor e guitarrista da banda Luneta Vinil. No sábado, dia 14, Andy Souza oferece mais um encontro de bateria das 17h às 18h; das 18h às 19h, é a vez do workshop de guitarra com o professor e guitarrista Douglas Cruz, da banda Vitrola Mágica. A série de encontros chega ao fim com mais um encontro sobre produção musical, das 19h às 20h.

Sobre os workshops

Guitarra

Douglas Cruz apresenta o workshop “Guitarhera: a História da Guitarra”, em que aborda a história desse instrumento, desde o seu surgimento aos dias atuais, sobretudo da influência da guitarra no universo pop. Além de uma verdadeira imersão na história de lendas do rock como Robert Johnson, Muddy Waters, Chuck Berry, Eric Clapton, Jimmy Hendrix, Jimmy Page, Tony Iommy, Eddie Van Halen, entre outros que modificaram o jeito de se tocar guitarra, Douglas também toca algumas músicas do repertório da Vitrola Mágica e também do Projeto Dogma, trabalho instrumental, que vem despertando o interesse de quem acompanha a cena alternativa.

Produção musical

Às bandas e músicos interessados em gravar um trabalho profissional em estúdio, com ou sem experiência, Marcio Menechini oferece um rico compartilhamento de experiências, no qual aborda o momento que antecede as gravações, falando sobre temas como ensaios e o cuidado com o material e com os instrumentos, no período da pré-produção. Além disso, Menechini dá dicas de instrumentos específicos para determinados tipos de som, afinações diferenciadas de acordo com a vertente musical e modo de tratamento sonoro para o baixo, bateria, voz, entre outros.

Bateria

 

O baterista Andy Souza oferece um workshop com bastante vigor, voltado ao público em geral e principalmente a iniciantes, no qual mostra a bateria na perspectiva da velocidade e previsão. Abrangendo do Rock ao Metal Extremo, Andy também trata do modo adequado do preparo físico do instrumentista, essencial para que ele possa lidar com o prazeroso desafio de dar corpo a composições cheias de energia.