Paraná segue a trilha de Guarulhos na conquista do Dia Mundial do Rock e institui o “Dia Estadual do Heavy Metal”

A iniciativa paranaense presta homenagem ao músico Andre Matos, que faleceu neste mesmo dia no ano passado

Por Airton Daniel

Olha a gente fazendo escola. Depois de Guarulhos ter sancionado uma lei estabelecendo o dia 13 de julho como  o Dia Mundial do Rock no município, graças a uma sugestão feita pela Associação Cultural Rock Guarulhos, agora foi a vez de o Paraná colocar no seu calendário oficial o 8 de junho como o “Dia Estadual do Heavy Metal”.

O projeto, que se tornou lei com o número 20175, foi publicado no Diário Oficial no último dia 8 de abril e é uma homenagem ao cantor, compositor, pianista e maestro brasileiro Andre Matos, que faleceu no dia 8 de junho de 2019. Ele formou bandas como Viper, Angra e Shaman, com grande sucesso no exterior.

A proposta foi apresentada como reconhecimento do Estado ao músico, cuja carreira artística teve destaque em países como Japão, Estados Unidos e outros da Europa, com milhões de discos vendidos e inúmeros shows realizados.

Guarulhos

Em Guarulhos, o 13 de julho entrou no calendário oficial da cidade em 2017. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura com a Associação Cultural Rock Guarulhos (ACRG), entidade organizada por amantes desse gênero musical para fortalecer e fomentar as diferentes vertentes do rock no município.

A data foi escolhida como o Dia Mundial do Rock em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu em Londres, nesse mesmo dia, em 1985. O show contou com a apresentação de grandes artistas, como Queen, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Paul McCartney, David Bowie, U2 entre outros.