Que tal aprender a desenvolver e a formatar projetos culturais?

Foto: Cesar Franciolli/ACRG

Conhecer os principais fundamentos para formatação de projetos culturais para o ProAC ICMS e Editais a partir de um exemplo voltado ao audiovisual. Esse é um dos objetivos da oficina gratuita de “Técnica para Desenvolvimento e Formatação de Projetos Culturais”, que acontece no dia 17 de março, sábado, das 9 às 18h, no Auditório 3-B, do Adamastor Centro.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 5 de março e vão até o dia 15. Ao todo, são 40 vagas disponíveis para gestores públicos, agentes culturais, pesquisadores, representantes de coletivos, movimentos e instituições culturais. A seleção é feita por ordem de inscrição e para se inscrever, é necessário ser maior de 16 anos e se cadastrar como agente individual na plataforma GruCultura, no endereço http://grucultura.guarulhos.sp.gov.br, e informar dados como nome, data de nascimento, CPF, endereço, e-mail e telefone.

Depois de preencher os dados cadastrais, o participante deverá publicar o agente e acessar o link “Técnica para Desenvolvimento e Formatação de Projetos Culturais”, disponível na categoria “Projetos” da plataforma Grucultura, ou acessar diretamente o endereço http://grucultura.guarulhos.sp.gov.br/projeto/904/. Em seguida, no botão “Inscrições online”, é necessário inserir seu nome e clicar no botão “Fazer inscrição”.

Sobre a oficina

Além de apresentar fundamentos para desenvolvimento e formatação de projetos culturais, a oficina apresentará também outras formas de fomento à cultura, com o objetivo de se aprofundar nos mecanismos de incentivo em que o público tiver mais interesse.

A oficina é realizada por meio da parceria da Prefeitura de Guarulhos e da Poiesis, Organização Social de Cultura, e com o Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura. O objetivo é oferecer elementos para uma análise crítica dos processos de planejamento no campo da cultura, tendo por base a experiência do Plano Municipal de Cultura de São Paulo.

Mediadora

Eva Laurenti é formada em Comunicação Social pela Unesp, com pós-graduação em Produção Executiva em Cinema e Televisão pela Fundação Getúlio Vargas e Administração em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua há 16 anos no mercado cultural, com ênfase no audiovisual, tendo trabalhado como assessora técnica na Agência Nacional do Cinema e na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Foi coordenadora de coprodução e Políticas Públicas da Fundação Padre Anchieta – TV Cultura e atualmente é consultora de inúmeras produtoras independentes. Atua na formatação e gestão de projetos culturais nos diversos mecanismos de incentivos fiscais e editais públicos e privados, incluindo o FSA – Fundo Setorial do Audiovisual. No universo acadêmico é docente do curso de pós-graduação em Produção Audiovisual – Projeto e Negócio do SENAC e Consultora e docente do projeto de Capacitação a Acesso do Mercado Audiovisual – Sebrae / APRO.

Serviço:

Oficina “Técnica para Desenvolvimento e Formatação de Projetos Culturais”

Data: sábado, 17 de março

Horário: das 9 às 18 horas

Local: Adamastor Centro – Auditório 3B

Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos/SP

Período de inscrições: de 5 a 15 de março pelo endereço http://grucultura.guarulhos.sp.gov.br/projeto/904/

Gratuito

Classificação: 16 anos