HBC Records intensifica produção de conteúdo sobre artistas independentes em canal do YouTube

Iniciativa do músico Humberto Belozupko Correa, canal é voltado para pessoas interessadas em garimpar novidades bem como bandas, músicos, donos de casas noturnas e pessoas ligadas à música

Por Carla Maio

Contribuir com a elaboração de conteúdo de qualidade de artistas independentes. Quem faz música e vive dela, nos bastidores da composição e da criação de arranjos, em cima de um palco, nas redes sociais ou está simplesmente em busca de conteúdo produzido com carinho e qualidade, já pode contar com uma ferramenta especializada para divulgação do trabalho autoral de artistas independentes.

Criado em 2012 pelo músico Humberto Belozupko Correa, o HBC Records é um canal do YouTube com cerca de mil inscrições e mais de 88 mil pessoas alcançadas. Desse total, 30% do canal é visto fora do Brasil. Em setembro do ano passado, Belozupko passou a intensificar as postagens, gerando conteúdo diversificado, mostrando as bandas e artistas nos ensaios e disponibilizando o áudio com qualidade, mas sem as edições do estúdio.

“A ideia era colocar a banda de cara limpa, sem maquiagem, assim os donos de bares e pessoas que contratam shows podem ver realmente como a banda se comporta tocando e a qualidade sonora que a banda tem. Achei que esse meio seria mais útil para ajudar a divulgar as bandas”, explica.

O canal é voltado para pessoas interessadas em garimpar novidades bem como bandas, músicos, donos de casas noturnas e pessoas ligadas à música. Além dos ensaios e entrevistas, Belozupko fala sobre áudio, gravação e equipamentos, com dicas muito bacanas para quem quer entender sobre o processo de produção de seu trabalho.

Guitarrista, produtor musical, técnico de som, consultor de áudio.  Humberto Belozupko Correa acumula em sua carreira musical um percurso de mais de 30 anos de profissão, dos quais 18 como proprietário do estúdio HBC Records. Desde que começou a tocar em 1988, Belozupko já passou por bandas como Mig21Bis, Voluntários do Rock, Ápice e, atualmente, é instrumentista da banda Efeito Garage.

No período de pandemia, Belozupko decidiu vencer a timidez e se embrenhou pelo universo da edição de vídeos, dando início também a uma série de entrevistas: “Eu tinha muito material já gravado com as bandas tocando ao vivo em shows ou ensaiando. Então surgiu a proposta de fazer algumas entrevistas com artistas que eu já conheço, pessoas que me surpreenderam ao aceitar os convites”, comemora.

Ao realizar entrevistas, revelar histórias e divulgar conteúdos, Belozupko é invadido de um sentimento bastante interessante de pertencimento. Para ele, o retorno desses artistas tem sido bastante satisfatório, considerando que o canal já atingiu públicos de outras cidades e países: “A ideia é agregar músicos do país e também músicos de fora, juntos a gente consegue mais força para divulgar o trabalho de cada um”.

Para aqueles que desejam compartilhar seu material com a HBC Records, é muito simples. Basta entrar em contato com o Humberto Belozupko Corrêa pelo WhatsApp (11) 97322-2314 e combinar o envio de material, como releases e fotos promocionais. Também é possível encontrá-lo nas redes sociais, no Facebook, Instagram e Youtube.

Quem sabe faz ao vivo

Promover o trabalho do músico, ajudar a melhorar seu material de divulgação e poder mostrar para todo o Brasil. Quem conversa com o Humberto Belozupko pela primeira vez percebe instantaneamente que ele possui genialidade ímpar e inteligência emocional, próprio das pessoas que têm uma missão a cumprir, não importando os esforços que tenham que empenhar.

“A simples gravação de um violão já é uma produção, pois envolve a captação, a perspectiva de áudio desejada, o timbre, elementos que, juntos, vão demonstrar aquilo que se quer passar para as pessoas. Assim, é de acordo com a produção, com quem produz determinado material, que é possível alcançar o resultado desejado”.

Foi desse olhar cuidadoso e do desejo de ajudar artistas e bandas independentes na divulgação de seu trabalho que surgiu o Projeto Quem Sabe Faz ao Vivo, criado para mostrar a banda de cara limpa, potencializar a venda de shows e mostrar a imagem do artista com uma qualidade melhor.

Belozupko conta que, com o programa de entrevistas, o canal teve um boom de audiência, o que trouxe grande aprendizado e mudanças de conceitos para ele e sua equipe. “Ao público, composto inicialmente de músicos e pessoas envolvidas com música, somaram-se pessoas que querem ouvir música, conhecer histórias e descobrir outros artistas. Tivemos que reaprender a lidar com essa nova situação, ajudando os entrevistados com suporte em suas entrevistas, montar e editar vídeos, masterizar o áudio para que suas entrevistas tivessem uma qualidade mais profissional”.

De todas essas experiências diárias, em que o aprendizado constante tem colocado Belozupko diante de momentos de grande satisfação, o produtor percebeu a verdadeira força do canal e confessa grande satisfação em poder ajudar artistas e bandas. “Melhorar sua imagem, oferecer uma boa entrevista, boas músicas com a melhor qualidade possível, um conteúdo sempre voltado para arte e pensando no positivo. O canal HBC Records tem potencial para se tornar uma ótima ferramenta de divulgação, de aprendizado e de entretenimento”.