Literatura: 4ª edição do Prêmio Guarulhos de Literatura 2020 bate recorde de inscrições

O Prêmio Guarulhos de Literatura 2020 está em sua 4ª edição e só cresce a cada ano. Iniciativa do escritor Auriel Filho o prêmio ganhou vôos mais altos e hoje é um dos mais citados entre editoras, escritores e a mídia no Brasil.

Este ano, o Prêmio atingiu  243 obras inscritas em todos os gêneros literários, 26 Estados da Federação participaram através dos seus escritores e 57 editoras colaboraram enviando livros dos seus catálogos.

Além disso, Estados que bateram o recorde de inscrições foram: Bahia, Amazonas, Pará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Pernambuco. Em se tratando de Guarulhos tivemos  um dos maiores percentuais de inscrições perdendo apenas para a cidade de Porto Alegre.

O prêmio Guarulhos de Literatura terá três fases. A primeira se dará no dia 31 de julho, a segunda em 11 de outubro e a terceira e ultima no dia 23 de novembro onde serão conhecidos os vencedores nas categorias: Livro do ano, escritor do ano e livro de poesia de textos inéditos. A premiação para o livro do ano e escritor do ano é em dinheiro e troféus e a categoria poesia de textos inéditos o vencedor será publicado pela Editora Patuá de São Paulo.

Segundo Auriel Filho, há três ações importantes que o Prêmio realiza após o concurso. A primeira é a doação de todos os livros inscritos para entidades ou escolas, a segunda é fomentar o livro, a leitura e a literatura e a terceira é que o prêmio virou um imã que traz para o centro os escritores que o publico da cidade não conhecia.

Durante essas quatro edições surgiram escritores fantásticos como Karla Maria, Glauber Soares, Carol Dantas, Talita Salvador, Guilherme Maia, Meg Sissant e Adner Prado que tiveram essa visibilidade literária também através do Prêmio Guarulhos de Literatura.

“A cada ano surpresas boas surgem e a nossa ideia não é somente fazer um prêmio literário, mas sim ajudar a cidade a se transformar na capital nacional da literatura daqui há alguns anos” frisou.