Live com docente da Unifesp marca Dia da Consciência Negra em Guarulhos

A Profª Dra. Fabiana Schleumer, docente de História da África e chefe do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), é a convidada do Arquivo Histórico para um bate-papo em formato de live na próxima sexta-feira, 20 de novembro, às 19h, Dia da Consciência Negra. Mediado por Araci Borges, responsável pelo Arquivo Histórico, a live será transmitida pela fanpage https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/.

O tema da live é o livro Laços de Família – Africanos e crioulos na capitania da São Paulo colonial, obra lançada recentemente e de autoria da Profª. Fabiana Schleumer. A obra vai ao encontro das áreas de pesquisa da docente: História de Angola, Inquisição, Diáspora atlântica, Escravidão, Racismo e Relações Raciais e de Gênero.

A obra aborda os laços familiares tecidos pelos escravizados e libertos na então freguesia de Cotia, em São Paulo no período colonial. Fabiana Schleumer reconstitui o mosaico em que homens e mulheres, provenientes de várias nações africanas, mesmo vivendo sob o jugo do cativeiro, dialogavam entre si, estabeleciam laços de sociabilidade, enamoravam, casavam e criavam seus filhos. À luz de uma perspectiva inovadora, a autora aponta como a família negra, forjada na experiência diaspórica, legou tradições culturais da família africana, no tocante ao casamento, à maternidade, à organização familiar e às estruturas do parentesco. Livro instigante, que descortina aspectos de nossas raízes africanas e crioulas nascidas no período colonial.

Sobre Fabiana Schleumer

Fabiana Schleumer possui bacharelado, licenciatura, mestrado, e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Foi coordenadora e pesquisadora do Núcleo de Estudos Étnicos Raciais da UNICENTRO/PR, e do GT Regional (São Paulo) de História da África da ANPUH. No Jornal O Kwanza (Toronto, Canadá) assina uma coluna sobre assuntos atinentes a História dos africanos e seus descendentes. Atualmente exerce a função de Chefe do Departamento de História da UNIFESP e atua como coordenadora do Grupo de Estudos LUCALA: as Áfricas e suas conexões.

Serviço

Arquivo Histórico apresenta Live do Dia da Consciência Negra

Tema: Laços de Família – Africanos e crioulos na capitania da São Paulo colonial

Convidada: Profª Dra. Fabiana Schleumer

Data: sexta-feira, 20 de novembro

Horário: 19h

Link: https://www.facebook.com/arquivohistoricogru/