Luz, Câmera & Rock’n’Roll: livro reúne mais de cem resenhas de filmes de rock

O músico Luiz Domingues é o autor da obra em três volumes, cujo critério de seleção levou em conta sua memória afetiva

Por Airton Daniel

Os amantes do bom e velho rock’n’roll e da sétima arte acabam de ganhar um livro imprescindível.  “Luz, Câmera & Rock’n’Roll” conta com mais de cem resenhas sobre filmes baseados nesse estilo musical. São três volumes com cinebiografias de grandes astros, de conjuntos musicais, filmes que têm o rock como pano do fundo, menções e citações, além de várias outras  abordagens. O livro é vendido através do site do Clube de Autores, no link: https://clubedeautores.com.br/livro/luz-camera-rock-n-roll

O autor da coletânea é o músico Luiz Domingues, integrante da banda Kim Kehl & Os Kurandeiros, que se preparava para gravar um novo álbum com músicas inéditas. Contudo,  a pandemia obrigou o grupo a adiar, momentaneamente,  esse plano.

Segundo ele, no total são 131 resenhas, cujo critério de seleção foi sua memória afetiva. Assim, fez questão de deixar a sequência aleatória, sem preocupação cronológica, justamente para dar o efeito sortido ao leitor. “Há filmes produzidos na década de 1950, com o rock enquanto escola musical e estética, ainda em pleno momento de nascimento, a engatinhar, até chegar a produções mais atuais”, revelou.

Domingues começou a escrever resenhas sobre filmes de rock em 2011, depois de um convite  do amigo Juma Durski, para colaborar com o Blog do Juma. Posteriormente, o trabalho tornou-se uma webradio. Aos poucos, outros blogs e sites abriram as portas para que ele prosseguisse nessa linha, até que veio o seu próprio blog, em 2012.

“Foram cerca de 40 resenhas escritas e publicadas nesse período, até mais ou menos 2016. Daí, foi natural que surgisse a ideia de compilar o material, que eu reescrevi já pensando no formato de um livro. Depois, acrescentei mais 90 resenhas inéditas, preparadas com tal propósito”, declarou.

Preferências

Se tivesse de escolher os seus prediletos em “Luz, Câmera & Rock’n’Roll”, Domingues diz que teria enorme dificuldade.  A seu ver, a seleção talvez recairia naqueles que enfocam aspectos das estéticas dos anos 1960 e 1970, por afinidade cultural pessoal. “Mas, gosto muito da produção cinquentista, mesmo reconhecendo a sua extrema ingenuidade e fraqueza, em linhas gerais. Como peças cinematográficas, foram feitas com parcos recursos e, em alguns casos, praticamente sem a existência de um roteiro propriamente dito”, ponderou.

Enquanto espera o momento certo de poder sair da quarentena, Domingues aproveita para divulgar o seu recente trabalho. Salientando, no entanto, que isso vem sendo feito virtualmente, pois está seguindo o protocolo médico/sanitário à risca. “Essa é uma maneira boa também para manter o estado psicológico em alta, para suportar bem o confinamento”, finalizou.

Sobre a obra

Luz, Câmera & Rock’n’Roll acrescenta um novo olhar sobre a produção audiovisual ao apresentar um apanhado de resenhas sobre filmes com a temática rock, produzidos desde a década de cinquenta do século passado. Dessa combinação explosiva, rock e cinema, nasceu a vertente que muitos críticos e historiadores batizaram como “rock movies”.

Quem é Luiz Domingues ?

Músico e entusiasta da sétima arte desde a infância, Luiz Domingues tem uma carreira dedicada ao rock’n’roll. Com grande atuação em grupos musicais dedicados à estética do rock, dentre os quais, Boca do Céu, Terra no Asfalto, A Chave do Sol, The Key, Língua de Trapo, Pittbulls on Crack, Sidharta, Patrulha do Espaço, Pedra, Ciro Pessoa & Nu descendo a Escada, Magnólia Blues Band e Kim Kehl & Os Kurandeiros, Domingues soma mais de 25 discos lançados no mercado brasileiro.

Serviço:

“Luz, Câmera & Rock’n’Roll”, de Luiz Domingues

Os interessados poderão encontrar em:

http://luiz-domingues.blogspot.com/

http://blogdoluizdomingues2.blogspot.com/

http://luizdomingues3.blogspot.com/

Foto: Lincoln Baraccat