Prêmio Guarulhos de Literatura: conheça os vencedores da edição 2020

Entre os premiados está O peso do Jumbo, da escritora guarulhense Karla Maria, 2º lugar na categoria “Escritor do Ano”

A entrega do Prêmio Guarulhos de Literatura 2020, que aconteceu no último sábado (21), no Espaço Livre Café Bar, foi marcada por uma grande festa e celebração para a cidade. Atendendo todos os protocolos de segurança e seguindo os cuidados necessários para proteger os participantes do contágio da Covid-19, os organizadores restringiram o número de convidados e utilizaram canal no Youtube e plataforma digital do Google para transmitir o evento para o todo o país.

A edição 2020 do Prêmio Guarulhos de Literatura teve início e recebeu inscrições de mais de 250 obras de autores e editoras de todo Brasil. Como tradição, a premiação homenageia sempre uma figura pública ligada às artes e este ano foi a vez do poeta, escritor e cordelista João Gomes de Sá, que presta um serviço exemplar em defesa da Cultura Popular e da literatura de cordel.

Na festa de entrega do prêmio estiveram presentes artistas, escritores, patrocinadores, além do Secretário de Cultura Vitor Souza, que enalteceu o trabalho desenvolvido pelo produtor cultural e escritor Auriel Filho. “A cultura não tem CEP, ela é universal e este prêmio é muito importante para os escritores do Brasil e da cidade”, comemorou o secretário Vitor.

Segundo Auriel Filho, o prêmio deste ano mostrou que, mesmo em condições adversas, foi atingido os objetivos e mais uma vez escritores da cidade se destacaram, como  Karla Maria e Glauber Soares, além do poeta e escritor César Magalhães Borges.  A cada ano somos surpreendidos com novas inscrições de autores da cidade e também de outros Estados e esse intercâmbio faz com que o evento mostre Guarulhos para o Brasil. “Guarulhos tem potencial literário para ser um dia reconhecida como a cidade amiga do livro, da leitura e da literatura” frisou Auriel.

Os vencedores do Prêmio Guarulhos de Literatura 2020

Categoria poesia de textos inéditos:

1º lugar: Leandro Rodrigues – Do mofo suas simetrias

2º lugar: Thamires Andrade – Ombros ou poemas para seres cíclicos

3º lugar: Dilson Solidade Lima – Antes da mais Cinza Noite

Categoria escritor do ano

1º lugar: Viviane Ferreira Santiago ( As dez Marias)

2º lugar: Karla Maria ( O peso do Jumbo)

3º lugar: André Kondo (Lendas japonesas)

Categoria Livro do ano

1º lugar: O peso do jumbo autora: Karla Maria

2º lugar: A pandemia da invisibilidade do ser autora: Paula Valéria Andrade

3º lugar: As dez Marias autora: Viviane Ferreira Santiago