Rock em Concerto e CarnaRock: AC Rock Guarulhos conquista aprovação de projetos pela Lei Aldir Blanc

A Associação Cultural Rock Guarulhos (ACRG), por meio de dois de seus colaboradores, conseguiu aprovar dois projetos culturais de fomento à Cultura por meio do Fundo Municipal FunCultura, com recursos federais da Lei Aldir Blanc (14.017/2020), que prevê auxílio emergencial para o setor cultural durante o estado de calamidade pública causada pela pandemia da Covid-19. Rock em Concerto e CarnaRock estão entre os 131 projetos aprovados em meio a cerca de 270 projetos inscritos, que vai receber recursos para movimentar a cadeia do setor cultural e, dessa forma, beneficiar artistas, produtores e técnicos, entre outros.

Em comemoração aos 460 anos de Guarulhos, a AC Rock e a Orquestra Jovem apresentam Rock em Concerto: a música sem fronteiras. O projeto prevê a participação de cinco bandas autorais da cidade, cujas composições receberam tratamento orquestral com arranjos especiais, para serem executadas durante concerto online, transmitido ao vivo do Teatro Adamastor no dia 8 de dezembro de 2020, quando a cidade faz aniversário.

Foto: Bruno Sessa

Menina dos olhos da AC Rock Guarulhos, o CARNAROCK chega a sua 5ª edição, dessa vez, organizado de modo a remunerar os artistas que vão subir ao palco, bem como todos os envolvidos nessa grande produção. Com o objetivo de fortalecer a cena independente e a produção autoral e cultural na cidade, o Festival prevê a realização de um show ao vivo de música do gênero rock no mês de abril de 2021.

De acordo com Cesar Augusto de Oliveira Franciolli, presidente da AC Rock Guarulhos e proponente do CARNAROCK 2021, para que o evento aconteça, é necessário o controle da pandemia: “Acredito que, se cada um de nós fizer sua parte, tomar cuidado, manter as mãos higienizadas e evitar aglomerações, em breve a pandemia será controlada e então poderemos voltar a realizar e curtir espetáculos de música”, observa o presidente, esperançoso por uma vacina que possa combater a Covid-19.

Ao longo das quatro últimas edições, o CARNAROCK tem movimentado significativamente a cena independente da cidade, mobilizando artistas, músicos, produtores, técnicos, um total de aproximadamente 100 pessoas envolvidas diretamente com a realização do Festival. Vultuoso, o CARNAROCK também é responsável por projetar a cidade de Guarulhos em meio aos grandes festivais de música que acontecem no país, atraindo para a cidade os olhares de investidores em potencial e fãs de outras regiões. Tal notoriedade é observada também na grande movimentação de público que circulou pelas quatro edições, uma média de 2 mil pessoas/cada.

Foto: Cesar Franciolli

Já para Ulisses Ribeiro Rocha, músico e produtor cultural proponente do Rock em Concerto, é com grande alegria que a orquestra e a AC Rock Guarulhos se unem novamente para a realização de mais esse concerto: “Estamos muito felizes de reunir bandas importantes da cidade, que junto com a Orquestra vão nos presentear com um espetáculo inusitado e inovador, que somam suas particularidades a um todo orquestral repleto de sonoridades magnificas nunca antes visto na cena underground”, comemora Ulisses.

Desde 2017, a Orquestra Jovem e a AC Rock Guarulhos mantêm parceria na realização do Rock em Concerto, com espetáculos que aconteceram no Parque Linear Transguarulhense, na comemoração dos 457 anos da cidade no Teatro Adamastor, e na celebração dos 33 anos do Naja Motoclube, em espetáculo que aconteceu no Ginásio Fioravante Iervolino.