V Mostra Guarulhense de Cinema exibe curtas-metragens produzidos na cidade

Nos dias 24, 25 e 26 de maio, sexta, sábado e domingo, às 19h, acontece a V Mostra Guarulhense de Cinema. O evento, organizado pelo Cineclube Incinerante, exibe ao longo de sua realização 22 curtas-metragens produzidos na cidade entre os anos de 2018 e 2019. Todas as sessões são gratuitas e acontecem no Sindicato dos Bancários de Guarulhos, no centro.

Um dos destaques da programação desse ano é a variedade de gêneros dos filmes. Há documentários, dramas, suspenses, animações e filmes experimentais, por exemplo. Segundo um dos organizadores, Edson Murata, existe uma clara evolução do cinema produzido na cidade. “Nós estamos acompanhando o crescimento do cinema guarulhense desde 2015, quando realizamos nossa primeira Mostra. De lá para cá temos um crescimento do número de produções e também da qualidade dos filmes. Hoje existem muitos coletivos e produtores na cidade que, mesmo sem apoio de políticas públicas, conseguem desenvolver um ótimo trabalho.

Esta qualidade pode ser vista na participação desses filmes em festivais e nos prêmios recebidos por eles. As animações Interrogação e Raskolnikov, produzidas por Moisés Pantolfi, foram premiadas na categoria Melhor Vídeo no Festival do Minuto de 2018 e foram recentemente selecionadas para um festival na Sérvia. O curta-metragem Nove, dirigido por Tico Barreto e produzido pelo Coletivo Cinema Santo, recebeu recentemente o prêmio de Melhor Direção no Festival Internacional Take Único e menção honrosa de curta inovação no Festival Internacional Criativo Audiovisual (FICA-RJ).

Outro destaque são filmes que abordam a cultura de Guarulhos. O filme Palavras deste Chão, dirigido por Janaína Reis, conta um pouco da história da literatura de Guarulhos e em Um Rolê no Itapoã, o diretor Daniel Neves narra a história de artistas do bairro onde ele cresceu. Os dois filmes foram produzidos pela Companhia Bueiro Aberto.

Após a exibição dos curtas haverá um debate com a presença dos diretores das obras. “Um dos nossos objetivos é justamente aproximar o público de quem produz. Há casos de pessoas que assistiram os filmes na Mostra e a partir disso se animaram para participar da produção de curtas-metragens”, afirma Pamela Regina, uma das organizadoras da Mostra.

A entrada para o evento é gratuita e mais informações sobre a programação podem ser obtidas na página da V Mostra Guarulhense de Cinema.

Serviço:

Evento: V Mostra Guarulhense de Cinema

Data: sexta, sábado e domingo, dias 24, 25 e 26 de maio

Horário: 19h

Local: Sindicato dos Bancários de Guarulhos

Rua Paulo Lenk, 128 – Centro – Guarulhos/SP

Entrada gratuita

Classificação livre