Workshop gratuito de Teatro Musical desvenda técnicas de canto, dança e interpretação

Já estão abertas as inscrições para o workshop de Teatro Musical online, série de encontros gratuitos destinados a pessoas de 16 a 26 anos, com ou sem formação em teatro, interessados em desenvolver habilidades de canto, dança e interpretação. Ministrados pela professora Tatiana Gurgel, os encontros serão realizados via plataforma Zoom.

O workshop online está dividido em oito encontros, com duas horas de duração cada, que acontecerão entre os dias 20 de janeiro e 13 de fevereiro, quartas, das 19h às 21h, e sábados, das 10h às 12h ou das 14h às 16h. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo e-mail: teatromusicalguarulhos@gmail.com.

Com temas que exploram o universo do Teatro Musical, desde seu conceito às principais técnicas vocais, corporais e teatrais, cada encontro comporta 30 participantes, que poderão se inscrever em todos os dias ou apenas naqueles de maior interesse.

Sobre o workshop de Teatro Musical online

A proposta do Workshop é ampliar as percepções dos participantes, tanto para aqueles que desejam aprofundar-se nessa disciplina no futuro, como para aqueles que desejam usar essas percepções para uso pessoal, profissional ou em outras áreas. Seu principal objetivo é mostrar aos participantes que qualquer um pode ter acesso à arte e que ela pode ajudar nos processos de comunicação e socialização, uma grande aliada ao cotidiano de quem a adquire.

O workshop de Teatro Musical online é um dos 131 projetos aprovados pelo fundo municipal de Guarulhos, o FunCultura, contemplado com recursos federais da Lei Aldir Blanc (14.017/2020), que prevê auxílio emergencial para o setor cultural durante o estado de calamidade pública causada pela pandemia da Covid-19. Dessa forma, os recursos recebidos para execução do projeto vão movimentar a cadeia do setor cultural e beneficiar artistas, produtores e técnicos, entre outros.

Sobre a facilitadora

Tatiana Gurgel é professora de música há mais de 25 anos, nas áreas de canto, teclado, violão e piano. É regente de corais, produtora musical e compositora com dois álbuns autorais lançados, em 2005 e 2009. É produtora e diretora de Teatro Musical há 21 anos e também mantenedora da Cia de Teatro Musical TG. É formada em Administração, com ênfase em Marketing, e seus projetos foram realizados na área de Marketing e Produção Cultural. Seus trabalhos com música e teatro lhe renderam dois prêmios: Premio E! 2009 – Categoria Música, e Premio E! 2012 – Categoria Cultura. Também foi matéria no site da Empresa Natura Cosméticos, como “Histórias Inspiradoras”.

Confira o cronograma com as datas e horários dos encontros:

  • Quarta, 20 de janeiro, das 19h às 21h

– O que é o Teatro Musical

– Iniciação à Interpretação e Canto para atores de Teatro Musical

  • Sábado, dia 23 de janeiro, das 14h às 16h

– O Teatro Musical Brasileiro

– Interpretação para o Teatro Musical com repertório nacional

– Técnicas Vocais para o repertório cantado em português (e suas particularidades)

  • Quarta, dia 27 de janeiro, das 19h às 21h

– Os Filmes Musicais

– Interpretação para o Cinema Musical

– Canto para o cinema Musical

  • Sábado, dia 30 de janeiro, das 10h às 12h

– Diferentes estilos musicais dentro do Teatro Musical

– Aprendendo a ler as notas musicais

– Ritmos

– Técnica Vocal

  • Quarta, dia 3 de fevereiro, das 19h às 21h

– O mercado de trabalho no Teatro Musical

– Técnicas para enfrentar um teste/audição

– Seleção de repertório para teste/audição

–  Leitura Rítmica

– Os jogos Teatrais

  • Sábado, dia 6 de fevereiro, das 14h às 16h

– Como preparar um currículo, portfólio para o Teatro Musical

– O corpo em movimento: alongamentos e exercícios básicos para o ator de Teatro Musical

– Técnica Vocal

  • Quarta, dia 10 de fevereiro, das 19h às 21h

– O Teatro Musical Contemporâneo

– Partituras vocais

– Técnica Vocal

– Jogos Teatrais

  • Sábado, dia 13 de fevereiro, das 10h às 12h

– O Futuro do Teatro Musical

– Prática vocal baseada no repertório do Teatro Musical Brasileiro

Para mais informações, acesse: https://www.facebook.com/ciadeteatromusical e https://www.instagram.com/ciadeteatromusical/

Fotos: André Oliveira