CarnaRock 2020: edição surpreende com grande participação de jovens de todas as regiões de Guarulhos

A previsão do tempo para a cidade de Guarulhos para o último domingo era assustadora: chuva, queda de temperatura, ventos fortes e gelados, a mesma maluquice climática dos últimos dias que nos fez tirar do armário a jaqueta de couro e as blusas de lã. Para a surpresa de todos,  não só não choveu, como o sol mostrou as caras no melhor estilo ‘eu também sou um astro do rock’. Sim, o CarnaRock da Associação Cultural Rock Guarulhos teve convidados muito especiais, responsáveis por mais esse capítulo da história do evento, que chegou em sua 4 edição com um público estimado em 2 mil pessoas.

Priscilla Costa, da banda Cruz de Malta, e Danillo Cavalo, apresentador do Programa Invasão do Rock, na Rádio Black Sampa, comandaram a animação ao longo de todo o Festival. Enquanto a equipe técnica se dedicava com agilidade à montagem dos equipamentos das bandas que se dividiram no palco, a dupla travou verdadeira interação com o público.

E se por um lado acreditamos que a arte do improviso é magnifica, por outro, temos que reconhecer e valorizar a larga experiência desses grandes apresentadores, que ao longo de quase 10 horas de evento estabeleceram um delicioso corpo a corpo com os fãs, certamente, todo mundo saiu dali um pouco mais amigo de todo mundo. É pra isso que servem os shows de rock.

No CarnaRock 2020 teve rock para todos os gostos: das levadas pulsantes do rock’n’roll visceral do Carbônica ao thrash ensurdecedor dos rapazes do Exofagia, passando pelo heavy metal melódico e cheio de riffs do Trend Kills Ghosts ao psychobilly que o Asteróides Trio faz, dando espaço também para que as letras poderosas das bandas LOTUS e Intereffect alcançassem as mentes e corações dos rockers de Guarulhos.

Diante do objetivo de fortalecer a produção independente da cidade, a participação das duas bandas convidadas, PACTO e Endigna, elevaram o CarnaRock da Associação Cultural Rock Guarulhos ao status de megaevento, fazendo despertar na cidade um cenário adormecido, mas com grande potencial, e que outrora inseriu a cidade de Guarulhos na rota dos grandes eventos do gênero. Extremamente satisfeitos com a resposta do público às investidas sonoras que ambas as bandas obtiveram do público, os integrantes do PACTO e Endigna levaram na bagagem a gratidão de ver um público realmente apaixonado por rock.

Uma galera de arrepiar

O resultado dessa mistura de bandas com sonoridades diferentes foi visto durante todo o CarnaRock em moshs insanos, no refrão das músicas que ecoavam das vozes dos fãs, gritos, assobios, aplausos e berros que cada um deu ao longo do festival. Os pelos do corpo arrepiaram um sem número de vezes, com a certeza de que o rock nunca vai morrer quando assistimos extasiados ao menino Pedrinho, de pouco menos de cinco anos, filho do Nê Lemos da banda Pacto, tocando guitarra; na alegria e no amor que tomaram conta do lugar; da satisfação de ganhar os brindes durantes os sorteios estampada no rosto de quem pulou mais alto ou acertou aquela pergunta difícil; na jovem de 16 anos que lembrou o nome do vocalista do The Doors; nas meninas que celebravam sua recente união; nos aniversariantes que vieram comemorar conosco mais um ano de vida; no rapaz sortudo que voava alto e pegava a garrafa plástica toda vez que ela era arremessada do palco. E as regras sendo construídas ali, com a participação e opinião de todo mundo.

E de tudo que rolou, ficou uma agradável surpresa: quê público incrível é o fã de rock de Guarulhos, galera de responsa, que soube se atracar com respeito, que resolveu as inevitáveis “tretas” com atitude, que dançou à exaustão e sem arredar o pé dali, que prestigiou suas bandas favoritas, trouxe seu material para ser compartilhado, e que, no final, ainda colaborou para a coleta do lixo, depositando tudo em sacos que ficaram separados na calçada, à espera da equipe de limpeza que apareceria na manhã seguinte. As mães e pais desses roqueiros têm verdadeiro orgulho das filhas e filhos que têm.

Em verdadeiro estado de graça, a presidente da Associação Cultural Rock Guarulhos, Rute Barbosa, destacou a participação de jovens de todas as regiões da cidade, do Pimentas, Presidente Dutra, Bonsucesso, do centro aos lugares mais longes. “Tivemos um evento, excelente, tranquilo, no qual compareceram jovens e adultos, famílias inteiras que vieram celebrar as bandas e seus trabalhos autorais”, comemorou Rute, reforçando a importância da participação feminina no evento, representadas nas figuras da vocalista Thais, da banda Endigna, e Natalie, baixista da banda LOTUS.

Como no ano passado, a participação do Paul Martins do Programa Autoral Brasil, da Kiss FM, fez grande diferença, já que seu magnetismo motiva os jovens a ir em busca de seus sonhos, de montar sua banda, de estudar música, compor canções próprias, mostrar seu trabalho nas redes sociais e a movimentar as plataformas de streaming com conteúdo de qualidade. Além da Kiss FM, as parcerias com as webradios Black Sampa e Stay Rock Brazil são de extrema importância para levar o rock de Guarulhos para muito além dos limites da cidade.

Um evento colaborativo

É preciso dizer sim, que um evento como esse dá um trabalho gigantesco, mobiliza pessoas, entidades, parcerias valorosas, sem as quais o rock na cidade de Guarulhos seria peça de ficção em estórias da carochinha para se contar para os netinhos na hora de dormir. Por isso, é importante lembrar o apoio que a Prefeitura de Guarulhos oferece para sua realização, pois acredita que a Cultura deve ser de domínio e de acesso a todos. Também é preciso enfatizar o apoio que a Borne Amplificadores dá a eventos como o CarnaRock, elevando a qualidade do som oferecido ao público. A Loja Sick, que apoia as bandas com roupas e acessórios diferenciados, imprimiu um ritmo bacana ao evento, oferecendo artigos para sorteio ao longo do evento, fazendo, assim, a alegria dos fãs.

Os canais de imprensa e comunicação da cidade também foram fundamentais para que o público pudesse chegar ao evento. Em Guarulhos, Guarulhos Web, Click Guarulhos, Guarulhos Hoje, Folha Metropolitana, Portal Leia Já, TV Guarulhos, TBL Comunicação, entre outros, cumprem o papel de informar o munícipe e pulverizar a informação.

A verdade é que, na noite desse domingo de CarnaRock, todo mundo voltou para casa fazendo um pouquinho parte da Associação Cultural Rock Guarulhos. Tomando as palavras do Will, da Banda Carbônica, que afirma certeiro de que “sim, somos uma panela, mas com a tampa aberta, basta pular pra dentro”, deixamos a tampa da panela aberta para que cada um de vocês possa fazer a diferença no rolê da sua cidade e, quem sabe, de lambuja, dar uma palhinha naquele festival monstro que você mesmo ajudou a construir.