Destaque na cena alternativa internacional, Imperial Pilots aterrisa no Rock em Concerto

Música escolhida para a apresentação no Rock em Concerto foi “Monster inside you”, primeiro single lançado pela banda

Formado por Joey Manzano (vocal e guitarra), Pedro Roquini (baixo) e Alysson Bruno (bateria), o Imperial Pilots se apresenta na próxima terça-feira (8), durante espetáculo virtual transmitido ao vivo do Teatro Adamastor, juntamente com a Orquestra Jovem Municipal, em uma nova edição do projeto Rock em Concerto. O evento faz parte das comemorações dos 460 anos de Guarulhos e terá transmissão online, a partir das 20h, pelas redes sociais das Orquestras de Guarulhos no YouTube, Facebook e Instagram.

Segundo Joey Manzano, o convite feito pela Associação Cultural Rock Guarulhos para a apresentação no Rock em Concerto pegou o grupo de surpresa. Por se tratar de uma banda do underground alternativo, ele disse que esse tipo de convite dificilmente ocorre.

“Junto com o convite, veio a sugestão para que a música para o concerto fosse ‘Monster inside you’. Essa canção é o nosso carro-chefe e fala essencialmente do medo, que é uma das poucas coisas que o ser humano tem em comum. A letra é basicamente uma voz sussurrando, implorando pelo despertar da raiva. Depois de assistir ao filme ‘Um dia de fúria’, pensei de como seria essa situação de medo”, destacou o músico.

O Imperial Pilots ganhou destaque na cena do rock alternativo internacional em 2020, graças a um convite para se apresentar na abertura de uma coletânea entre bandas na Espanha e Itália, em parceria com a Electric Funeral Records, selo de música focado no underground (punk, grunge e metal), e o selo espanhol 20Chords Records.

“Como cantamos em inglês, focamos na divulgação em países onde o rock nesse idioma é mais difundido. Em Hong Kong, na China, por incrível que pareça, o Spotify apontou como o local onde nossa música é mais ouvida. Também, tivemos mais de 30 matérias entre Brasil, Itália, Espanha, Estados Unidos, Uruguai, Argentina, Inglaterra e Austrália. É bem legal ver nosso trabalho sendo divulgado nesse nível”, festejou Manzano.

Mudanças

A Imperial Pilots passou por algumas variações desde a sua criação. Do dueto original, a banda se transformou em um trio. Além disso, foram dois bateristas diferentes num espaço de três anos, mudança de repertório e, tudo isso, para alcançar “algo maior” e levar a banda ao patamar atual.

“Começamos a trabalhar em 2017 e, no ano seguinte, metemos o pé na estrada, fazendo shows principalmente na Grande São Paulo e Litoral. Neste ano, mesmo com a pandemia, tivemos muitos convites de produtores para eventos online e que culmina, agora, com esse show com a Orquestra Jovem. Mesmo com toda a dificuldade, 2020 foi bem satisfatório para a gente”, definiu.

Quanto ao evento em si, Manzano classifica o Rock em Concerto como uma experiência fantástica. Segundo ele, por se tratar de uma banda underground, que oscila entre o metal e o punk, poder tocar com uma orquestra é uma quebra de paradigma.

“As orquestras normalmente tocam versões de bandas clássicas, artistas com alto teor de publicidade. Não somos técnicos como eles, por isso estamos com a sensação de estar ultrapassando um limite musical próprio. Saindo do ambiente de conforto, que é um dos principais pontos que um artista precisa atingir e transmitir para o público”, finalizou.

Sobre o Rock em Concerto

Rock em Concerto é um dos 131 projetos aprovados pelo fundo municipal de Guarulhos, o FunCultura, contemplado com recursos federais da Lei Aldir Blanc (14.017/2020), que prevê auxílio emergencial para o setor cultural durante o estado de calamidade pública causada pela pandemia da Covid-19. Dessa forma, os recursos recebidos para execução do Projeto vão movimentar a cadeia do setor cultural e beneficiar artistas, produtores e técnicos, entre outros. O projeto foi apresentado pelo proponente, músico e produtor cultural Ulisses Ribeiro Rocha.

Serviço

Rock em Concerto: a música sem fronteiras, espetáculo em comemoração aos 460 anos de Guarulhos

Data: terça-feira, 8 de dezembro

Horário: 20h

Espetáculo virtual transmitido ao vivo pelas redes sociais das Orquestras de Guarulhos

YouTube: www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g

Facebook: https://www.facebook.com/gruojmg/

Instagram: https://www.instagram.com/orquestrasdeguarulhos/