Serpentes, da banda Reboco, é a escolhida para o Rock em Concerto 2020

Corrupção, padrões sociais, alienação, mídia são alguns dos temas somados à parafernália sonora da banda

Com o potencial de valorizar a produção autoral de bandas e artistas independentes, a edição 2020 do Rock em Concerto tem como um de seus diferenciais a escolha da música Serpentes, da banda guarulhense de hardcore Reboco, para participação no espetáculo virtual em comemoração aos 460 anos da cidade, celebrado no próximo dia 8 de dezembro. Transmitido ao vivo a partir das 20h pelas redes sociais das Orquestras de Guarulhos no YouTube, Facebook e Instagram, Rock em Concerto é uma iniciativa da Associação Cultural Rock Guarulhos realizado em parceria com a Orquestra Jovem Municipal.

Foto: Punany Fotografia e Tuco Media

Formada pelos irmãos Jamil (bateria) e Ayka (contrabaixo), a banda conta ainda com os músicos Emerson Batista (guitarra) e Alexandre Gomes (vocal). O Reboco é uma banda que compõe um som agressivo, verdadeiro e pesado, com influências diversas que vão do Metal passando pelo Punk, Stoner, Sludge, Doom, Crossover, Hardcore, Thrash e Death Metal, entre outras vertentes de peso.

Com letras embasadas em conceitos que tratam da luta contra a corrupção, sociedade em geral, televisão, padrões sociais, entre outros temas, o Reboco dedica suas composições a um tipo de crítica palatável, não se rendendo a fornicações e mitos, sobretudo políticos.

“De modo metafórico, Serpentes retrata o estado da sociedade. Ela descreve a sujeira e podridão da política, o quanto a corrupção e a sede de poder destroem o povo e apodrece moralmente o país”, explica Ayka. Para ele, os políticos, de modo geral, se beneficiam dos recursos em benefício próprio, deixando a população por sua conta.

Manipulação

O contrabaixista explica ainda que, numa segunda parte da música, Serpentes fala dos efeitos dessa corrupção, que também é moral: “Muitas pessoas gastam tudo aquilo que ganham para mostrar uma pretensa felicidade e fingir satisfação”.

Já na terceira parte, a música foca a desinformação midiática, que colabora ainda mais para a alienação das pessoas: “A mídia despeja tudo em nós, padrões estéticos e de consumo, servindo como meio de manipulação das massas e nos fazer consumir valores deturpados”, conclui.

Para o Rock em Concerto, Ayka conta que o Reboco escolheu Serpentes por sua aproximação melódica com arranjos orquestrados. “Pensando no andamento da música, Serpentes é a mais simples dentre todas as composições da banda, em sua maioria, verdadeiras quebradeiras. Precisávamos de algo que funcionasse bem junto com a orquestra e Serpentes atendeu esses requisitos”.

Para Ayka, que já participou de duas edições anteriores do Rock em Concerto tocando contrabaixo em arranjos de versões covers de clássicos do rock, a expectativa para a participação do Reboco na edição 2020 é das melhores: “Queremos que tudo seja executado da melhor forma possível, que aconteça de um modo legal e bacana para que possamos ter esse material registrado e lançado em vídeo e áudio. Sendo assim, estamos muito felizes pelo Reboco ser uma das bandas participantes com uma faixa autoral, junto com a orquestra, um grande prazer para todos nós”.

Sobre o Rock em Concerto

Rock em Concerto é um dos 131 projetos aprovados pelo fundo municipal de Guarulhos, o FunCultura, contemplado com recursos federais da Lei Aldir Blanc (14.017/2020), que prevê auxílio emergencial para o setor cultural durante o estado de calamidade pública causada pela pandemia da Covid-19. Dessa forma, os recursos recebidos para execução do Projeto vão movimentar a cadeia do setor cultural e beneficiar artistas, produtores e técnicos, entre outros. O projeto foi apresentado pelo proponente, músico e produtor cultural Ulisses Ribeiro Rocha.

Serviço

Rock em Concerto: a música sem fronteiras, espetáculo em comemoração aos 460 anos de Guarulhos

Data: terça-feira, 8 de dezembro

Horário: 20h

Espetáculo virtual transmitido ao vivo pelas redes sociais das Orquestras de Guarulhos

YouTube: www.youtube.com/channel/UCS9r_T3pJEr2wnZreRGSo1g

Facebook: https://www.facebook.com/gruojmg/

Instagram: https://www.instagram.com/orquestrasdeguarulhos/